O que é a Massagem “Massoterapia”, como se aplica e quem pode receber?
Massagem é um nome genérico que usamos para todas as consultas de caráter terapêutico, estético e preventivo sendo este último dividido em "de bem-estar" e "de relaxamento". Engloba em massagem e/ou outras técnicas manuais para trabalhar tecido mole (pele, músculo, fáscia, tendão, ligamento) de acordo com os objetivos pretendidos e métodos usados para alcançá-los.
Como: embora haja uma estrutura primária de abordagem, não seguimos protocolo fixo na aplicação da nossa massagem qualquer que seja objetivo da consulta. Consideramos esta abordagem mais produtiva e menos limitativa do ponto de vista da objetividade.
Quem: todas as pessoas que procuram um serviço profissional seja por motivos de gosto pessoal ou pela necessidade (pessoal ou profissional) de recuperação, de relaxamento ou de prevenção e todos os aqueles que vêem esta modalidade como uma possibilidade e um recurso para se sentirem bem ou, pelo menos, melhor física e emocionalmente.
Para que fazer massagem?
Para fazer uma massagem é necessário, além da vontade, ter um objetivo. Normalmente os motivos para fazer uma massagem são relacionados com o relaxamento, bem-estar físico e psicológico ou a recuperação. Agora há cada vez mais casos quando as pessoas procuram massagem pelos benefícios para a sua beleza.
Como escolher uma massagem?
Para escolher uma massagem aconselho falar primeiro com massagista. O contato prévio é sempre aconselhável, pois só assim será possível escolher uma técnica adequada para o seu caso. Outro aspeto, na minha opinião, muito importante é a empatia e a confiança que se criam entre você e a pessoa que lhe vai fazer massagem. Questione a si mesma se gostou da pessoa ou da maneira como ela falou consigo, se o massagista conseguiu tirar as suas dúvidas e inspira-la para fazer uma massagem, se esta pessoa foi clara nas explicações, também se gostou do espaço, e do ambiente. Não aconselho escolher uma massagem só por que "ouviu falar" ou "leu numa revista" ou muito menos por que alguém a "fez e gostou". Massagem não é uma técnica rígida e "pré-fabricada" mas sim, uma arte cheia de personalidade e que depende de quem a executa.
O que sente depois da massagem?
Depois de uma massagem bem escolhida e de uma técnica bem aplicada, é notória a melhoria no estado físico e psicológico da pessoa quem a recebeu. Estes efeitos podem durar até uma semana e manifestam-se por uma melhoria no sono, sendo este mais tranqüilo e reparador. Também poderá sentir-se com um ânimo diferente, encarando as situações de tensão do seu dia-a-dia com mais tranqüilidade e ver as coisas sob um ângulo mais positivo. Este é especialmente útil para as pessoas com muita tensão ou em estados pré-depressivos. A nível físico é evidente uma sensação mais profunda de bem-estar, sentirá o corpo mais solto e ágil, o que dá muito prazer a pessoa.
Quem procura mais a massagem, homens ou mulheres?
Na minha prática profissional, a procura da massagem por parte das mulheres é duas ou três vezes superior em relação aos homens.
Porque há tanta superioridade numérica na procura das massagens pelas mulheres em relação aos homens?
Para mim, isso se deve ao fato da oferta da massagem ser maior (mais vasta) para o público feminino, porque além do relaxamento e do bem-estar, esta oferta engloba o componente beleza e no qual a massagem destaca-se pelos seus efeitos muito positivos. Mas, nos últimos anos, o público masculino tem crescido muito.
Como é que a massagem pode contribuir para a minha beleza?
A massagem mostra-se muito eficaz nos tratamentos de flacidez, celulite, retenção de líquidos, estrias e má circulação. Os efeitos diretos da massagem são: remodelante, reafirmante, lifting, drenagem, descongestionante, anti-fibrótico e desintoxicante.
Para o bem-estar, quais são os benefícios da massagem?
Para o bem-estar geral a contribuição da massagem é também bastante notável. Posso destacar os efeitos de relaxamento profundo, de alívio da tensão muscular e psicológica, e o conseqüente melhoramento da qualidade do sono sem o qual, por exemplo, não há nem a beleza, nem o bem-estar.
O melhoramento postural e da coordenação motora são os efeitos indiretos muito importantes do ponto de vista da correta utilização do corpo quer no quotidiano, quer na prática desportiva.
Pratico esportes, a massagem pode ser-me útil?
Deve pensar na massagem como componente indispensável. A massagem deveria fazer parte da sua rotina diária tanto pelos efeitos positivos para a recuperação física, prevenção contra as possíveis lesões e descompensações, mas também para melhorar o seu performance físico.
Quais são os efeitos da massagem?
A massagem afeta diretamente a pele, sistema circulatório, sistema linfático, sistema músculo-tendinoso, sistema nervoso, aparelho digestivo.